terça-feira, 25 de novembro de 2008

Da Fiorentina aos Cisnes

Por Tammy Freitas

O auxiliar administrativo Damião Carvalho da Silva, 39, se divide em dois empregos para sustentar sua família. Durante o dia ele trabalha no restaurante La Fiorentina, em Copacabana, cuidando do almoxarifado, fazendo pedidos de produtos, e executando outros trabalhos burocráticos. “Chego aqui no Fiorentina 8h, abro o restaurante e aí não param de chegar fornecedores que eu tenho que receber para decidir qual oferece a melhor opção de produto. Porque não adianta só ser barato, também tem que ser bom!” afirma Damião.

Foto: Arquivo Pessoal/ Damião Carvalho


Nos finais de semana Damião trabalha de garçom em diversas festas pelo Rio de Janeiro, em algumas festas é ele quem ornamenta as mesas de frios, fazendo verdadeiras esculturas com as frutas, quando é preciso ele também trabalha como maitrê para ganhar um pouco mais de dinheiro. Uma das especialidades dele é o cisne feito de melão, sempre que ele faz a escultura no melão recebe elogios de todos.


Cisne feito com melão por Damião para uma festa particular

Em algumas festas Damião leva a esposa para trabalhar na cozinha fritando salgadinhos e lavando as louças da festa. “Sempre que dá eu trago a Márcia [esposa dele] pra trabalhar, pelo menos dá pra pagar alguma conta com o dinheiro que ela ganha.”

Foto: Arquivo Pessoal/ Damião Carvalho

Damião conta que já teve a oportunidade de conhecer pessoas famosas nas festas onde trabalha, entre elas a dançarina Graciane Barbosa, as atrizes Tônia Carrero, Maitê Proença e Ana Paula Arósio, mas ele se orgulha mesmo é de ter conhecido o Ministro das Comunicações Hélio Costa. “ O ministro é muito simpático, gosta de comer coisas simples, foi muito bom trabalhar pra ele”.

Com o seu salário fixo e os “bicos” em festas, Damião consegue manter dois filhos em escolas particulares o que segundo ele é uma honra investir na educação dos filhos, que ele deseja

Copeira Regina Silva, Damião Carvalho e a esposa Márcia Dias


que tenha um futuro mais estável do que ele tem. "Quero dar pros meus filhos uma educação que eu não tive, quero que eles façam faculdade e sejam alguém na vida.”

Foto: Arquivo Pessoal/ Damião carvalho

Damião Carvalho com o Ministro das comunicações Hélio Costa

Nos finais de semana a rotina de Damião é mais difícil, a correria começa na sexta-feira, ele chega cedo no restaurante pra trabalhar, sai por volta das 19h e muitas vezes ele vai em casa apenas tomar banho e trocar de roupas e vai para alguma festa que pode ser na Barra, em Madureira ou Copacabana (bairros onde Damião geralmente trabalha com festas). “Pior é quando a festa é na Barra porque lá é muito longe, que eu moro em Caxias demoro muito tempo pra chegar nas festas de lá.”

Damião é um exemplo do trabalhador brasileiro que muitas vezes tem que trabalhar em mais de dois empregos para conseguir o sustento da família e ter uma vida digna, pagando por serviços que deveriam ser providos pelo governo (saúde, segurança).

Nenhum comentário: